Entrevista com Mãe Norma de Iansa






Nesse Final de semana compareci a uma festa junina beneficente, que vai além de uma festa para angariar fundos para os trabalhos da casa, mas sim é uma verdadeira  obra social. Fui me encontrar com mais que uma amiga, uma verdadeira irmã  Mãe Norma de Iansã, um dos maiores baluartes da Umbanda Paulistana e Nacional, Presidente da LIMUB  Liga das Mulheres Umbandistas do Brasil, e dirigente do Templo de Umbanda Pai Cacique Pena Branca.
A Yalorixá Norma de Iansã vem desenvolvendo um trabalho de divulgação da nossa Umbanda Sagrada através de trabalhos espirituais em seu Templo, além de ministrar palestras, e ter matérias divulgadas em jornais e várias revistas populares, por exemplo. Revista Criativa, Isto é, Mais Feliz, Umbanda, Orixás e etc. Participou, também, de vários programas de rádio, TV, Programa Olga Bongiovanni na RedeTV, TV Espiritualista e etc.

Sua obra social é de grande repercussão, onde trabalha em sua própria instituição Templo de Umbanda Cacique Pai Pena Branca.     

Situado numa região carente de São Paulo, aproveitei a visita para um bate papo com essa Mulher de Fé. Nesta festa linda, além dos tradicionais, bingos, barracas de pescaria,  doces, churrasco,   a deliciosa  Macarronada da Yabase, uma barraca chamava a atenção, uma barraca de roupas, coletadas pelo corpo mediúnico, e que eram vendidas a apenas R$1,00 cada.
 
Umbanda Popular Brasileira.. Norma, como surgiu a ideia dessa festa.
Mãe Norma: “Da necessidade das pessoas carentes do bairro...tudo começou com a coleta de roupas e uma barraca pequena em frente ao terreiro, hoje como você mesmo pode ver, já estamos aqui desde as 07:00 hrs., não só vestindo o bairro, pois muitos vem aqui e compram nossas roupas para enviar para o Mato Grosso, Minas Gerais, e com isso vamos vestindo nossa comunidade.”
UPB. Baba, a senhora não acredita que a Umbanda deveria mostrar mais suas obras de responsabilidade social.
Mãe Norma: “Assim como as outras religiões saem pra rua, nos também devemos sair, aqui no bairro nós somos a única festa junina que sai pra rua, que vai ate a comunidade”

UPB. Há tempos visito essa casa maravilhosa que é a Tenda de Umbanda Pai Cacique Pena Branca, e ouvi a Senhora dizer que é a Umbanda está muito Jovem, na sua visão, a que se deve isso?

Mãe Norma: Os jovens estão procurando algo que preencha o seu coração, as suas necessidades, e a umbanda é a única que preencha esse vazio no coração, eles buscam fazer a caridade bem de perto, eu mesma tenho aqui na casa de Pai Pena Branca, um grupo de jovens que estão correndo desde as 07:00hrs, eles querem participar se integrar, se sentem uteis, e isso é ótimo pois tiramos o jovem da ociosidade evitando que eles partam para outras coisas não tão boas.

UPB. Não querendo ocupar muito seu tempo aqui, pois podemos ver que muitos aqui estão te procurando, uma mensagem da NORMA, e da Mae Norma.?
Mãe Norma: Agradeço primeiro a você meu irmão por estar aqui, sempre vindo em minha casa, com tanto respeito, propagando a umbanda e é isso que eu espero de todos os meus irmãos umbandistas, a luta,  a irmandade e a união, porque somos UM SÓ, em um só pensamento levando a Oxalá, nossos guias e orixás, pois unidos, somos únicos e muito fortes.

Quem quiser conhecer a Tenda de Umbanda Pai Cacique Pena Branca, ele fia na R. FRANCISCO ALVES BEZERRA, 46 - JARDIM BRASIL – São Paulo, ou então basta acessar: www.maenorma.com.br
De uma passadinha no link Festas.. indico..
Abraços a todos..


2 comentários:

  1. LindO trabalho! By Jéssica Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Brother Rogerio, ficou otimo a sua entrevista com a mainha, Otimo ter pessoas como vc propagando a umbanda e os trabalhos dos amigos.

    Seu Blog tão novo e com tanta notoriedade está de Parabéns.

    Fraterno Axé,

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog