SARAVA SARAVA

 

Nessa próxima segunda feira... comemoramos o dia nacional contra a Intolerância Religiosa, dia em que foi promulgada a Lei nº 11.635, em 2007. A data homenageia a sacerdotisa Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda. Ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum, em Salvador, Mãe Gilda morreu de enfarte, após ver sua foto publicada no jornal de uma igreja evangélica, acompanhada de texto depreciativo. Semanas antes, o terreiro de Mãe Gilda fora invadido por evangélicos. A Igreja Universal do Reino de Deus, responsável pela publicação da Folha Universal, foi condenada a indenizar a família da Yalorixá.

E pensando em tudo que acontece... como alguns SERES que em nada poderiam ser chamados de HUMANOS.. os quais usam palavras tão belas para manipular e deturpar as coisas... que tempos atrás resolvi escrever um pouco sobre o assunto... o texto não é de hoje... mas eu acho que é totalmente válido relembrar..

BIBLIA NÃO É ARMA DE INTOLERANCIA.. RESPEITE MINHA FÉ.. SOU UMBANDA

Sabem não tenho nada contra nenhuma religião.. venho de uma família católica praticante, apostolado da oração, grupo de jovens, tocar violão na igreja, foram atividades de minha adolescência, mesmo sentindo minha mediunidade, sem ao menos, na época saber o que era...

No Colegial, cantei junto com evangélicos, em uma apresentação de escola, e nunca tive problemas com isso... beirando meus quinze anos... fui encontrar o que até hoje tenho como minha fé... dentro de uma roça de candomblé do meu saudoso Tata Kaiamim hoje já falecido.. e depois seguir meu caminho... na sagrada umbanda... seguindo os passos daquele a quem tenho a honra de chamar de Pai.. Ronaldo Linares... o qual faz uma citação de grande propriedade, "Nós Umbandistas ( e aqui incluo, todo e qualquer culto de matriz africana ) não precisamos de um templo, uma igreja, construída pelo homem, para honrar nossa religião, pois Olorum criou nosso maior terreiro... A NATUREZA....

Hoje... já com 45 anos de idade me revolta ver como alguns fanaticos... usurpadores... deturpadores usam da palavra... que está escrita no chamado livro sagrado para manipular e buscar LUCRAR com a fé das pessoas...
A Biblia, é um livro escrito no ontem.. e atual no hoje.. é o texto religioso de maior valor ao cristianismo.. e nele todo e qualquer espiritualista, pode encontrar passagens que tenham relação com nossa fé...

Respeito toda e qualquer forma de pensar, bem como a manifestação do pensar...desde que sejam reflexos da essência de cada ser humano..

Contudo ao declarar de forma aberta, em todo e qualquer meio de comunicação na WEB, raras não são as vezes que um ou outro vem criticar o meu amor aos Orixás...

Respeitaria até esse pensar... SE POR ACASO, conseguissem se manifestar como pessoas. CITAR A BIBLIA, como uma máquina de fotocópia, sem ao menos entender a essência do que está sendo falado, me faz ver que certas pessoas sequer sabem o significado do maior mandamento da lei cristã, qual seja AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO... ou ainda.. SE DUAS OU MAIS PESSOAS ESTIVEREM REUNIDAS EM MEU NOME EU ESTAREI NO MEIO DELES... Não foi falado que estaria no meio deles, num culto, numa missa...

O que nós adeptos da religiões de matriz africana buscamos é tão somente respeito, pois tenho a certeza que se um Católico, Crente, Protestante, Evangélico, Testemunha de Jeová, Budista, Mulçulmano ou fiel de qualquer outra religião, for em uma engira, passará com o guia, tomará seu passe, e jamais será criticado por isso.. AGORA SE EU FOR DE BRANCO A UM DESSES LUGARES, COM MINHAS GUIAS NO PESCOÇO.. a situação será outra...

Queremos apenas poder declarar ao mundo ... EU SOU FILHO DE FÉ.. BATO MEU TAMBOR.. sem que alguém possa virar a cara por isso...Usar uma camiseta escrito.. VIGIADO POR OGUM, PROTEGIDO POR EXU, sem que ninguém fique a se benzer ou blasfemando palavras tais como SO JESUS SALVA, DEUS É FIEL, quando passarmos ao seu lado ( FATO QUE JÁ OCORREU COMIGO, EM UM SUPERMERCADO DE SÃO PAULO ).

Por isso, valorizo pessoas, como Leci Brandão, Juliana Salimeni, Zeca Pagodinho, Juliana Paes, Rita Ribeiro, Maria Bethania, e tantas outas pessoas.. que mesmo sendo publicas, batem no peito e declaram de forma aberta... A SUA FÉ NOS ORIXAS...

Sou Rogério Guiselini, brasileiro, advogado e Babalorixá de Umbanda, sou Rogério Xoroqque, pois sou filho de Ogum Xoroque meu Pai, Oxum Opara minha mãe... 

SOU UMBANDISTA, DE BERÇO CANDOMBLECISTA, SOU FILHO DE ORIXA, SOU MACUMBEIRO, COM MUITO ORGULHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog